Historial
Foi já no longínquo Ano de 1969 que se pensou numa Casa de Apoio à 3a Idade.
E assim no “Casal de São José” na Avenida de então denominada de Doutor Oliveira Salazar e agora de 9 de Julho em Venda do Pinheiro, terra bonita, terra saloia a poucos quilómetros de Lisboa, no Concelho de Mafra que nasceu o então “Lar de São José”.
Era uma época difícil a que a um “Lar” se chamava ainda de “Asilo”.
Leis não existiam e a mentalização humana Portuguesa era bem diferente de alguns Países Europeus.
Era uma luta que se avizinhava negativa mas a persistência que existia levou-se a tentar ultrapassar todas as
dificuldades. Os Anos foram passando e o “Lar de São José” foi aumentando com as estruturas que se iam fazendo apropriadas para a época de
então.
Contudo para uma grande parte dos Seres Humanos um “Lar” continuava a ser negativo. Era preciso mentalização dos possíveis interessados, era preciso aperfeiçoamentos para se dar resposta àqueles que começavam a ter necessidade de apoio.
Volvidos Anos com enormes vissitudes e com uma luta insane, leis da época a todos os níveis eram difíceis de ultrapassar, mas que a vontade de se levar em frente esta Organização nos dava força de avançar.
E foi através dos tempos “46 Anos” que se iam criando estruturas sempre em aperfeiçoamento. Foram os Familiares dos nossos “Utentes” os “Elos” de ligação para internamentos futuros, o que ainda hoje continua a acontecer. Mesmo assim com o decorrer dos tempos notava-se que havia ainda grandes lacunas.
E assim há 20 Anos nasceu o “NOVOLAR”.
Obra digna com todas as comodidades modernas, baseadas nas leis vigentes e que teve total êxito. Mas como esta Organização é exigente em 2001 são demolidas as antigas instalações do “Lar de São José” para dar origem à “Casa de Repouso São José de Maria”.
Foi baseada na Lei de 1998 integralmente cumprida e aumentada substancialmente em apoios mais alargados por iniciativa própria e baseado nos “Países Nórdicos”. E assim foi reconhecida Oficialmente uma Obra que dignifica não só o “Concelho de Mafra” mas sobretudo a Nível Nacional.
Esta Organização de mais de quatro dezenas de Anos está dignificada pelo reconhecimento dos Familiares dos nossos Residentes que através dos tempos nos têm apoiado e dado a sua confiança demonstrando tanto pessoalmente como tantas cartas recentemente recebidas.
Dá esta Organização emprego a cerca de 50 Funcionárias algumas com 5 a 30 Anos de Casa as quais nos têm demonstrado de uma maneira generalizada a sua boa formação profissional e a sua dedicação.
Esta Organização de iniciativa absolutamente privada tem demonstrado que sabe o que quer e para onde vai.
Duas Obras de Solidariedade Social de Apoio à 3a Idade que tem por Lema minorar na maneira dos possíveis os sofrimentos dos Seres Humanos na última “Etapa do Declínio da VIDA”.
A Administração
Casas de Repouso
Fundador
César Sabino Paim de Almeida Fernandes
POLÍTICA DA QUALIDADE
A Gerência da Casa de Repouso São José de Maria e da Casa de Repouso Novolar define, implementa e controla a Política da Qualidade, cujo compromisso orienta a Organização na concretização da sua Visão e Missão, assente na satisfação das necessidades e expetativas dos Clientes. Os compromissos assumidos centram-se em:
- Personalizar os serviços prestados aos clientes, segundo as suas necessidades e prioridades;
- Ser proactiva na análise e no fornecimento antecipado das informações necessárias, quer ao cliente, quer à família;
- Fornecer aos prestadores de cuidados e de serviços, a formação adequada na área da Gerontologia;
- Promover e criar condições de aumento de resposta, face às necessidades e solicitações, nesta área, tendo em conta o binómio necessidade/resposta;
- Implementar o Sistema de Gestão de Qualidade;
- Gerir as Casas de Repouso de modo a assegurar e melhorar o cumprimento dos requisitos do S.G.Q. e respetiva melhoria contínua e Melhorar a sustentabilidade da Organização.